As lacraias ou centopeias são animais terrestres, de vida solitária e carnívoros, alimentando-se principalmente de minhocas, vermes, grilos, baratas, etc. A presa é detectada, e muitas vezes imobilizada, através da inoculação veneno.
Estão distribuídas por todo o mundo em regiões temperadas. Os esconderijos proporcionam proteção não apenas cores, mas também contra a desidratação.
Possuem hábitos noturnos e alojam-se sob pedras, cascas de árvores, folhas no solo e troncos em decomposição, ou constroem um sistema de galerias, contendo uma câmara onde o animal se esconde. Podem também ser encontradas em hortas, entulhos, vasos, xaxins, sob tijolos, enfim, em qualquer parte da casa que não receba luz solar e seja úmido.

 

As lacraias ou centopeias, são animais peçonhentos, uma vez que possuem glândula inoculadora de veneno e podem produzir acidentes dolorosos.
Na maioria dos acidentes, em geral ocorridos na manipulação de objetos onde este animal estava escondido, o quadro não é grave, variando de acordo com o número de picadas, e da hipersensibilidade ao veneno por parte da vítima.


Manter limpos quintais, jardins, sótãos, garagens e depósitos, evitando acúmulo de folhas secas, lixo e demais materiais como entulho, telhas, tijolos, madeiras e lenha;
Ao manusear materiais de construção, usar luvas de raspa de couro e calçados, pois estes materiais podem servir de abrigo;
Rebocar paredes e muros para que não apresentem vãos e frestas;
Vedar soleiras de portas com rolos de areia;
Usar telas em ralos do chão, pias ou tanques;
Acondicionar o lixo em recipientes fechados para evitar baratas e outros insetos, que servem de alimento;
Realizar roçagem de terrenos;
Manter berços e camas afastados das paredes;

Examinar calçados, roupas e toalhas antes de usá-los